2 de junho de 2015

Oficinas do Fazer - Competências Técnicas de Empregabilidade #5



Módulo IV - Boas Práticas no Trabalho

Primeiros dias de trabalho

Após todas as etapas já aqui faladas e revistas, chega finalmente o dia D: O primeiro dia de trabalho.

O que fazer? Que comportamento adoptar? O que vestir?

São estas questões e muitas outras que nos assolam quando deparados com esta realidade.

No projecto Saber Ser Saber Fazer, mais uma vez a par com a realidade tão actual que é o fim do chamado emprego para a vida, foi abordado este tema, que nos vai ser muito mais pertinente do que teria sido para as gerações anteriores.

Através de dinâmicas de grupo, todos tiveram a oportunidade de partilhar as suas opiniões acerca desta temática, assim como as suas experiências de vida neste aspecto.

Que aspectos e cuidados a ter em conta nos primeiros dias de trabalho? Algumas dicas passam por ser assertivo, isto é, saber dizer aquilo que tem que ser dito, da maneira certa; tentar não ser muito artificial, tendo em conta que não se deve também dar opinião por tudo e por nada; ser um pouco misterioso, ou seja, guardar uma parte de si mesmo e não dar logo tudo a mostrar.

Na fase de adaptação a um novo emprego, a pontualidade é um factor decisivo, não há desculpas para atrasos – planear sempre a viagem até ao local de trabalho com antecedência, prevendo todas as situações que possam ocorrer. Porém, há toda uma panóplia de aspectos a ter em consideração, tai como procurar um equilíbrio: mostrar confiança, mas ao mesmo tempo humildade e tolerância; Procurar manter uma mente aberta e mostrar total disponibilidade para as solicitações que possam surgir; Mostrar ainda sede de aprender, colocando as questões que se considerarem adequadas, saber pedir ajuda sempre que necessário, não dar palpites em excesso e sobretudo ser imparcial, não tomando partidos nem entrando em mexericos.

Tudo isto deve ser encarado com moderação e sem exageros e, acima de tudo, com genuinidade e sempre com um sorriso na face.


Texto: Ângela Domingos 
Fotografia: Ângela Domingos 
Publicado por: Marília Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário