Uma Resposta Social
Empreendedorismo responsável é introduzir no mercado algo inovador e diferente, com valor, e que tenha em vista a satisfação das necessidades da população.
Um dos muitos exemplos é o do empreendedor Mohammad Yunus, Bangladesh, economista e professor, premiado com o Nobel da Paz (2006). Ativista e defensor dos direitos humanos e da criação de emprego. Criou um projeto com o objetivo de qualificar, formar (Yunus Centre) e financiar (microcrédito) a população mais vulnerável, de modo a autonomizarem e integrarem o mercado de trabalho, como forma de combater a exploração laboral e a exclusão social à qual estavam sujeitas de modo a melhorar a qualidade de vida e o seu bem-estar. Muitos já estão empregados ou têm o seu próprio negócio e encorajam outros a fazê-lo.
Parte de uma filosofia de partilha e distribuição em rede que desenvolve o crescimento económico e social e tem uma ação preventiva nos comportamentos de risco. Para Yunus, a pobreza é um desafio a ser superado. “Acabar com ela, será um passo para a abolição da escravatura”.
Nelson Mandela, Nobel da Paz (1993) a propósito: “Não é o sucesso que faz o dinheiro. A liberdade para o criar é o mais importante!”.
O empreendedor é criativo, sabe ser e sabe fazer. É livre para pensar “Penso, logo existo”. Descartes, filósofo e matemático francês séc. XVII. A Liberdade é à priori uma condição necessária a “todos os seres humanos nascem livres e iguais em direitos e dignidade, dotados de razão e consciência e devem agir em conformidade uns com os outros em espírito de fraternidade”.
Art. 1 Declaração Universal dos Direitos do Homem.
O empreendedorismo social, é visto como uma alternativa de sucesso, face a um cenário capitalista e impessoal. É um dos principais promotores da integração social, da igualdade de oportunidades e da responsabilidade social.
Humanistas que tiveram a liberdade de imaginar um mundo melhor, mais justo e democrático.
Texto: Marta Gomes - Animação Sócio-cultural
Publicação: Marília Sousa
Artigo redigido a partir da seguinte referência: Público
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